segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Daydream XI - Humanity's Prologue

     “Em 2005, foi formada a Osmium, banda sem grandes pretensões e que tocava apenas covers. Nos anos seguintes, o grupo passou a compor músicas próprias e, junto com a formação de sua identidade musical, conquistou cada vez mais fãs, paralelamente ao amadurecimento do grupo. No final de 2008, o grupo mostrou sua nova fase, DAYDREAM XI. Com este novo nome, o quinteto formado por Tiago Masseti (vocal), Marcelo Pereira (guitarra), Cássio de Assis (guitarra), Tomás Gonzaga (baixo) e Lucas Santos (bateria) apresentou seu prog/power metal, lançando seu primeiro EP, intitulado "Humanity's Prologue" (disponível aqui na página do myspace), que conta com produção do guitarrista Renato Osorio (Magician, Scelerata e Fighterlord). Em 2009, Lucas Santos deixou a banda e agora o Daydream XI conta com um novo baterista, Bruno Giordano, que será apresentado em breve. Em meio a isso a banda está compondo o material que estará em seu primeiro álbum.”
       Essa é a biografia que consta na página do Myspace do Daydream XI, uma muito interessante banda gaúcha de metal progressivo, que eu acabei conhecendo por acaso, ao ver que eles iriam ser uma das bandas que irá abrir o show do Angra em Porto Alegre no próxima dia 5. Baixei o dito EP “Humanity's Prologue”, disponibilizado gratuitamente no Myspace, e fiquei positivamente surpreso com o que ouvi em suas 4 faixas autorais.
       A banda faz um prog metal bastante característico, visivelmente calcado em Symphony X, em algo que soa como ua mistura de “V: The New Mythology” (2000) com “Paradise Lost” (2007). Une muito coerentemente peso com técnica e virtuosismo, com ótimos solos de guitarra de Marcelo Pereira e Cássio de Assis, baixo bem ativo e bateria que flutua entre peso e quebras muito bem colocadas, e ainda a muítissima competente apresentação vocal de Tiago Masseti, que tem traços característicos dos vocalistas de prog, mas que também sabe muito bem dar uma personalidade própria para sua interpretação. O rapaz pode ser tido como uma bela revelação no cenário nacional, um ótimo vocalista, cheio de potencial e vontade.
       Bem, não vou me ater muita nas faixas, que tem suas características próprias e marcantes, mas deixo a cargo de quem se interessar conferir e tirar suas conclusões, já que vale bastante a pena, já que é um trabalho bastante profissional, bem gravado e produzido, de uma banda de futuro.
      E outra coisa que me chamou a atenção foi a belíssima arte da capa, assinada por Gustavo Sarzes (Nome que vem se consolidando na cena do metal, trabalhando com as principais bandas do país). Para uma banda iniciante eles estão investindo bem, oferecendo um ótimo material em todos os aspectos para o público.
       Não tenho certeza se existe CD físico do EP, mas se por acaso tiver para vender no domingo comprarei um e vou ver se existe algum outro ponto de venda. Se alguém aí curtir o som deles, e for possível comprar o produto, não deixe de faze-lo, para prestigiar e dar força para o nosso cenário nacional! ;D

O Daydream XI é:

Tiago Masseti – Vocais
Marcelo Pereira – Guitarra
Cássio de Assis – Guitarra
Tomas Gonzaga – Baixo
Bruno Giordano – Bateria


Track List:

  1. Graveyard of Disgrace (7:25)
  2. Beyond the Veil (4:46)
  3. Travel Throught Time (6:20)
  4. Open Minds (10:25)

Um comentário:

  1. E aí! Muito obrigado pelo apoio! Haverá venda de EP físico no show sim. Por enquanto o EP não está a venda em nenhuma loja, mas é possível comprá-lo com a banda pelo contact@daydreamxi.com

    Um grande abraço e valeu pela força!
    Cássio de Assis

    ResponderExcluir