quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Soulspell - The Labyrinth of Truths

     Quando surgiu em 2008, a Souspell Metal Opera, com o disco “Legacy of Honor” causou muitos comentários, negativos e positivos. Entre os negativos muitos se referiam a atentiva de serem uma cópia descarada do Avantasia de Tobias Sammet; já os positivos louvavam a iniciativa de Heleno Vale em reunir alguns melhores vocalistas e intrumentistas brasileiros na concepção de tal projeto, algo completamente inédito até então. Pessoalmente achei um excelente trabalho na época, e sigo nessa opinião até hoje, e com o lançamento de “The labyrinth of Truths” Heleno Vale cala a boca dos críticos de plantão, e nos presenteia com um aspirante à clássico.
      A única implicância que eu tinha com o trabalho anterior era em referência em alguns clichês batidos de metal melódico, bumbos duplos demais, agudos não tão necessários, solos competentes mas que não acrescentavam muito à dinâmica da música e coisas do gênero. Mas mesmo assim, eu ouvia aquilo e percebia um potencial gigantesco. E essa intuição se mostrou certeira. 'The Labyrinth of Truths” é um disco incrível, que chega com uma sonoridade renovada, cheia de gás, impactante, que surpreende por tamanha grandiosidade e qualidade. O cast ampliado de vocalistas, contando com estrelas de renome como Jon Oliva, Edu Falaschi, German Pascual e Zak Stevens, juntamente com os talentos das bandas do âmbito nacional dão um espetáculo de interpretação, numa Metal Opera na sua concepção mais verdadeira.
      As surpresas já começam na introdução, com a magnífica 'The Entrance', que foge completamente dos padrões de uma introdução dita comum, é diferente de tudo o que eu já ouvi, é incrível! E logo em seguida vem a faíxa-título, super operística, intensa, de interpretações fabulosas, corais grandiosos e um refrão realmente poderoso.
     Na sequência chega 'Dark Prince's Dawn', super pesada, de instrumental incrível, vocais muito mais que inspirado. Um metal incrível, moderno, que não apela para clichês e que soa muito próximo da perfeição. 'Amom Fountain' é a mais longa do disco, sendo toda uma cena de diálogos, verdadeiramente teatral, épica, com seus vocalistas e intrumentistas dando o melhor de si numa resultado impecável, que é um ptato cheio para os apreciadores de uma boa música.
     'Into the Arc of Time' é lago para entrar na história. Junta nada mais nada menos queJon Oliva com Zak Stevens, um verdadeiro sonho para qualquer fã do grande Savatage. Uma pérola de música, talvez o maior destaque do disco, que denota todo o caráter operístico que só o mestre Oliva consegue dar para uma canção, e que caiu como uma luva na proposta do Soulpell. A balada 'Adrift' é lindíssima, com base de piano e um instrumental perfeito, repleta de feeling e elegância, quemostra perfeitamente toda a versatilidade de Heleno Vale como compositor.
     'The Verve' e 'Forest of Incantus' formam uma dupla daquelas. Repletas de peso, velocidade, momentos de cadência e vocalistas que não mediram esforços para darem vida própria aos personagens que interpretavam. Simplesmente perfeitas.
       E para fechar com chave de ouro temos a épica 'A Secret Compartment'. Que condensa absolutamente tudo que se ouviu nas demais faixas, num clima portentoso, homérico, intenso, que carrega o ouvinte para dentro da história e que quando chega a o seu fim, que vai diminindo até sumir, deixa aquele gosto de “quero mais”.
     Com certeza absoluta um dos melhores discos de metal lançados no Brasil neste ano de 2010, que merece um 10 com todos os louvores e honrarias. Acompanhei várias entrevistas do Heleno, onde ele relata todaa dificuldade de se gravar algo desse porte, da falta de incentivo dos provedores de informação ao grande público, dos responsáveis pela cultura do país, e até mesmo pelos próprios fãs que deixam de comprar o produto original preferindo baixar da internet. Por todos esses motivos, que teriam feito muitos desisitirem, que admiro Heleno Vale, que apostou no seu sonho e no seu talento, e não mediu esforços para fazer um trabalho praticamente perfeito, que não deixa nada a desejar em relação a medalhões brasileiros e europeus da cena metálica.
    Enfim, se você ouviu e gostou, não deixe de comprar o original!

O Soulspell é:

Vocalistas:

Alex Voorhes (Imago Mortis) – Como “The Ripper”
Carlos Zema (Ex-Vogan) – Como “Hollow the Dragon, Guardian of the Labyrinth”
Daísa Munhoz (Vandroya) – Como “Judith, the Princess”
Dan Rubin (Magician) – Como “The Voice of Incantus”
Edu Falaschi (Angra) – Como “The VoiceEntering the Labyrinth”
Gérman Pascula (Narnia) – Como “Ollaff, Timo's Childhood Invisible Friend”
Gui Antonioli (Anaxes) – Como “Amaranty, the Vampire”
Iuri Sanson (Hibria) – Como “Amom, the Egyptian God”
Jefferson Albert – Como “Padyal, The Worshipful Master”
Jon Oliva (Savatage) – Como “The Insanity Inside the Labyrinth”
Leandro Caiçolo (Ex-Eterna) – Como “ Tobit”
Manuela Saggioro – Como “The Talking Diary”
Mário Pastore (Pastore) – Como “Timo, Tobbit's son”
Maurício Del Bianco – Como “Hammiah, the Magician”
Nando Fernandes (Ex-Hangar) – Como “Samael, the Prince of Devils”
Rafael Gubert – Como “Fredric, Tomo's Murdered Friend”
Rapahel dantsa (Caravellus) – Como “Centaur, the New Prince of Hell”
Tito Falaschi (Illustria) – Como “Arlin, the Dark Angel”
Zak Stevens (Savatage) – The Conscience Inside the Labyrinth”

Intrumentistas:

Heleno Vale – Bateria
Gabriel Magioni – Teclados
Fernando Giovaneti – Baixo
Tito Falaschi – Baixo
Rodolfo Pagotto- Guitarra
Cleiton Carvalho – Guitarra
Leandro Erba – Guitarra



Track List:

  1. The Entrance (1:20)
  2. The Labyrinth of Truths (7:52)
  3. Dark Prince's Dawn (6:35)
  4. Amom's Fountain (8: 08)
  5. Into the Arch of Time (Hammiah 's Fall) (7:12)
  6. Adrift (4:49)
  7. The Verve (6:48)
  8. Forst of Incantus (4:11)
  9. A Secret Compatment ( 7:22)



Para entender a história que se passa no disco acesse http://www.soulspell.com/
Lá existe uma sessão que conta a história do primeiro Ato, “A Legacy of Honor” e em breve contará tammbém com o segundo ato. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário