segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Van Canto - Tribe of Force

   Pois então temos o novo trabalho dos alemães do Van Canto. Depois de dois discos que chegaram para dar uma outra ideia de como se fazer metal, o grupo nos mostra um som levemente diferente, que soa um tanto quanto mais grave, trazendo outras técnicas vocais e garantindo às músicas ares de novidade, que mesmos não sendo nada revolucionárias, mostram que a banda não cai nos próprios clichês e busca sempre incorporar mais elementos ao seu som já tão peculiar.
   Como já disse, esse “Tribe of Force” tem aspectos diferentes de seus antecessores. A bateria de Bastiam Emig parece numa afinação diferente, um pouco mais grave e em alguns momentos bem mais acelerada do que de costume. Os efeitos vocais estão mais abrangentes, indo além dos "Rakkatakka's" e "Wahwah's" que já se tornaram característicos da banda, aparecendo vocalizes que remetem a corais gospel (não sei se foi essa a intenção, mas me soa como algo assim). O disco também aparente ter um clima épico mais aparente, de composições pomposas e cheias de camadas de sons que se sobrepõem, fazendo com que as músicas estejam repletas de pequenos detalhes e surpresas que requerem bastante atenção do ouvinte.
    Todas as faixas são muito boas, não destacaria nenhuma como ponto baixo. Como destaques realmente positivos citaria "Lost Forever", "To Sing a Metal Song", "I Am Human", a faixa título, "Magic Taborea" e a tolkieniana "Frodo's Dream".
     Como de costume temos covers. E covers muito interessantes por sinal. "Master of Puppets" teve um resultado final surpreendente, que sem guitarras e baixo tem o mesmo impacto e peso do original do Metallica. E "Rebellion" (Originalmente no disco “Tunes of War”, um dos melhores discos do Grave Digger) conta curiosamente com a participação de Chris Boltendahl; pessoalmente achei uma versão muito interessante, mesmo que alguns fãs mais ortodoxos do Grave Digger tenham amaldiçoado até a última geração das famílias dos membros da banda.
    E ainda vale ressaltar a participação de Tonny Kakko do Sonata Arctica  na música "Hearted", sua voz e estilo se encaixaram muito bem na proposta da banda.
Enfim, um bom disco, que definitivamente não é genial e nem veio para revolucionar o metal contemporâneo, mas que tem tudo para agradar os fãs mais fiéis da banda. Um trabalho fino, elegante, muito bem elaborado e que não deixa a desejar sob nenhum aspecto.


Track List

1. Lost Forever – 4:40
2. To Sing a Metal Song – 3:24
3. Onde to Ten – 4:06
4. I Am Human – 3:56
5. My Voice – 5:30
6. Rebellion (Grave Digger Cover) – 4:05
7. Last Night of the Kings – 3:52
8. Tribe of Force – 3:17
9. Water. Fire. Heaven. Earth. – 3:32
10. Master of Puppets (Metallica Cover) – 8: 23
11. Magic Taborea – 3:22
12. Hearted – 4:00
13. Frodo's Dream (3:06)


Site oficial: www.vancanto.de

My Space: www.myspace.com/vancanto


* Originalmante publicado nosite Whiplash.net

Um comentário:

  1. Bom texto, mas acho que a participação do Victor Smolski na One to Ten merecia destaque também =]

    ResponderExcluir