segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rhapsody of Fire - The Cold Embrace of Fear (EP)


     Esse lançamento surpreendeu muita gente em meados do ano passado. Após lançar o muito bom “The Frozen tears of Angels”, o Rhpasody of Fire anunciou que colocaria no mercado este EP chamado “The Cold Embrace of Fear”, pouco tempo depois do lançamento do supracitado Full-Lenght. Eu achei isso uma sacada muito interessante, já que me parece que o intuíto foi dar continuidade a história desenrolada no disco anterior, sem pretender ser só mais um caça-níquel comercial.
     As boas impressões já começam pela capa, que de certa forma segue o padrão de “The Frozen Tears of Angels”, com a figura de anjos e uma perfeita atmosfera gélida e que remete às congeladas terras do norte. O artista Felipe Machado (colombiano que também fez a arte de “At the Edge of Time”, do Blind Guardian) caprichou bastante, e conseguiu transmitir com maestria o que as faixas querem transmitir.
      O subtítulo do EP ajuda bastante a compreender a concepção da obra: “A Dark Romatic Symphony”. O que temos de fato é uma peça operística, dividida em sete atos, que se unem formando praticamente uma única música com mais de 40 minutos, com inúmeros momentos soa como uma legítima ópera italiana. A trupe encabeçada por Luca Turilli mostra bastante criatividade e gana por fazer música de qualidade, dando aos fãs um produto do mais alto padrão de qualidade.
     Não quero me ater em faixas separadamente, porque como já mencionei o que temos é uma grande música, subdividida em atos e que nos tazem um resultado final especifico. Mas de qualquer forma, não tenho como não destacar o Ato III, 'The Ancient Fire of Har-Kuun', um super épico de 14 minutos, com passagens em italiano e com um dos refrões mais impactantes, impressionantes e grandiosos que eu já ouvi, todo cantado em latim com o apoio de um coral magistral.A primeira vez que a ouvi fiquei embasbacado com tamanha grandiosidade. Com certeza absoluta uma das melhores peças já compostadas pelos mestres italianos do metal sinfônico. Nota 10 sem sombra de dúvida!
      Outros bons destaques são a já tradicional balada em itlaliano, que desta feita trata-se de 'Neve Rosso Sangue', muito bela por sinal. Os interlúdios com narrações dão um clima que fecha perfeitamente a proposta operística do trabalho. A imagem de que seja uma única música ganha força quando várias partes da maravilhosa 'The Ancient Fire of Har-Kuun' se repetem em outros momentos, fazendo com que o ouvinte realmente seja levado por uma jornada épica.
      Em suma: um lançamento supreendente, e surpreendentemente bom. Pelo visto, os 4 anos parados por questões litigiosas na justiça foram de muita valia e renderam muitas novas composições, muito inspiradas e de uma criatividade que parece não ter fim. Um ítem que deve fazer parte da coleção de qualquer apreciador do trabalho dessas lendas do metal sinfônico. Um investimento sem erro!


O Rhapsody of Fire é:

Fabio Lione – Vocais
Luca Turilli – Guitarra
Alex Starapoli – Teclados
Patrice Guers – Baixo
Alex Holzwarth – Bateria


Track List:

  1. ACT I – The Pass Nair-Kaan (2:01)
  2. ACT II – Dark Mystic Vision ( 1:41)
  3. ACT III - The Ancient Fire of Har-Kuun (14:56)
  4. ACT IV – The Betrayl (3:58)
  5. ACT V – Neve Rosso Sangue (4:41)
  6. ACT VI – Erian's Lost Secrets (4:28)
  7. ACT VII – The Angel's Dark Revelation (3:59)



E a máquina de criatividade não para! No mês de março eles lançam mais um disco novo, chamado “From Chaos to Eternety”. Desde já no aguardo! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário