segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Rhapsody of Fire - The Frozen Tears of Angels

      O Rhapsody of Fire (outrora conhecido apenas como Rhapsody) foi um dos precursores do que se convem chamar de Power Metal Sinfônico, e também é com certeza absoluta o nome mais importante e destacado dessa vertente até o dia de hoje. A banda passou por momentos conturbados desde o lançamento de “Tryumph or Agony” (2006), passando por um momento de baixa no quesito criatividade, e ainda por cima com uma delicada questão de direitos autorais sobre o nome “Rhapsody”, que acabou motivando a mudança no nome do conjunto. Apesar dos anos turbulentos e cheios de dúvidas que se seguiram, esses mestres italianos das orquestrações do metal não desanimaram, e agora em 2010 nos trazem este muítissimo interessante “The Frozen Tears of Angels”.
      Pelo menos na minha opinião, o disco de 2006 foi um pouco sem sal, de pouca criatividade e que parecia não ser muito inspirado. Já em “The Frozen Tears of Angels” a situação muda completamente de figura, onde a banda se mostra completamente em forma, muito entrosada e de volta com o espírito criativo mais flamejante.
      A intro 'Dark Frozen World' conta mais uma vez com a narração da voz poderosa de Christopher Lee, e com um clima orquestral extremamente bem construído, intenso, grandioso, e que prende o ouvinte até que chegue a faixa de abertura, 'Sea of Fate' que denota uma faceta mais progressiva, principalmente nos riff's de Luca Turilli; mas mesmo assim a música não deixa de ter aquele cárater épico e grandioso típico da banda. E esse mesmo cárater fica ainda mais latente em 'Crystal Moonlight', que soa bem mais power que sua antecessora, mas ao mesmo tempo englobando alguns elementos mais modernos que garantem-lhe bastante personalidade. Ótima faixa, e merece destaque a belíssima atuação de Fabio Lione no refrão.
      Talvez a faixa mais surpreedente de todo o disco seja 'Reign of Terror'. Começa baixa e sombria, com falas dispersas, violinos que vão cescendo até que explode um instrumental grandioso e marcante, com coros onipresentes, um refrão incrível e empolgante que conta com toda a versatilidade Lione, indo do limpo tradicional passando por vocais rasgados e raivosos. Vale também ressaltar o trabalho impecável de Alex Hollzwarth na bateria.
       Em seguida temos a típica música folk cantada em italiano, que no caso tem o nome de 'Danza di Fuoco e Ghiaccio'. Os primeiros momentos são de mais mostras da voz de Christopher, porém depois começa uma bela melodia de flauta, que ganha o acompanhamento dos demais instrumentos, de forma bem suave e bonita. A sonoridade da língua italiana combina muito bem com o clima do Rhpasody of Fire, e o resultado final da música é devéras interessante, sendo mais um ponto positivo do play. Já 'Raging Starfire' é um power metal super acelerado, que remete aos discos mais antigos da banda, com riff's muito virtuoses, pedal duplo metralhante, linhas de teclado grandiosas e os corais que colocam o refrão nas alturas. Muito boa faixa, que não prima pela originalidade, mas sim pela grande competência dos músicos.
       'Lost in Cold Dreams' é uma balada, que conta com bastante feeling, com o intrumental mais contido e simples, mas que transmite realmente sentimento. Lione mais uma vez nos brinda com uma bela intepretação, acompanhado por backing vocals que fazem do refrão algo realmente emocionante e grandioso. Na sequência vem a excepcional 'On the Way of Ainor', uma música bombástica, com corais e orquestrações magníficas, um refrão que chega a espantar pela sua grandeza e complexidade, fazendo da canção uma verdadeira peça de arte. Individualmente, merece nota 10!
      A faíxa título é a que encerra o disco. É longa, passando da casa dos 11 minutos. Já no seu início se sente um ar de trilha sonora de filme épico, tendo narrações, vocalizes de corais e passagens orquestradas que criam um clima sombrio e ao mesmo tempo instrigante. O seu decorrer alterna momentos mais calmos com momentos explosivos, tendo pequenos refrões espalhados, bastante peso, muita virtuose, belas linhas vocais e com todos os músicos tendo atuações de muito bom nível. Trantando-se de faixas longas, eles já fizeram músicas mais interessantes, mas de qualquer forma esta 'The Frozen Tears of Angels' é uma grande música, mostrando-se como uma composição madura e com vigor. Fecha o disco em alto nível.
       Liricamente falando, a história é a continuação do que se ouviu em “Tryumph or Agony”, com agora os heróis tendo que atravessar as terras congeladas do norte para conseguirem evitar o retorno de Necron. No encarte (muito bonito por sinal) fica tudo muito bem explicado, ajudando o ouvinte a entrar mesmo dentro da história.
        Por fim, o trabalho não é completamente brilhante, perfeito, inovador ou incontestável, mas mesmo assim podemos ter em mãos um disco de muita qualidade, de uma banda inspirada e satisfeita, que demonstra ter ainda bastante combustível para seguir em frente. Vale muito a pena ser adquirido e enriquecerá muito sua coleção!

O Rhapsody of Fire é:

Fabio Lione – Vocais
Luca Turilli – Guitarra
Alex Starapoli – Teclados
Patrice Guers – Baixo
Alex Holzwarth – Bateria


Track List:

  1. Dark Frozen World (2:12)
  2. Sea of Fate (4:49)
  3. Crystal Moonlight (4:25)
  4. Reign of Terror (6:52)
  5. Danza di Fuoco e Giacchio (6:26)
  6. Raging Starfire (4:56)
  7. Lost in Cold Dreams (5:14)
  8. On the Way of Ainor (6:59)
  9. The Frozen Tears of Angels (11:17)




Nenhum comentário:

Postar um comentário