sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Anathema - We Are Here Because We Are Here

      Anathema é uma daquelas bandas que se você for ouvir toda a discografia em ordem cronológica, fará uma verdadeira odisséia musical. Tudo começou em 1993 com o disco “Serenades”, o típico Gothic/Doom Metal inglês da época, pesado, distorcido e carregado de uma melancolia sufocante. Mas com o passar dos anos esses ingleses de Liverpool mudaram bastante seu som (não gosto de usar o termo “amaciou”, que ao meu ver soa muito forçado), passando por lampejos de rock progressivos, gothic rock oitentista até se afirmar numa mescla interessantemente bem construída dessas influências todas.
      Este “We Are Here Because We Are Here” pode ser o trabalho mais alternativo já feito pela banda. Mas mesmo assim traz tudo aquilo que os fãs mais fiéis sempre ouviram ao longo desses 17 anos de estrada: climas melancólicos e obscuros, alternado com outrosmomentos que soam mais luminosos (uma espécie de analogia com a bonita capa), teclados ditando o ritmo das músicas, o vocal triste mas não auot-indulgente. Eles conseguem se renovar, mas sem perder a essência do que são.
       Neste disco não quero falar de cada faixa isoladamente. Todas as músicas que compõe o play parecem perfeitamente enlaçadas, unidas, criando um conceito estilístico que faz com que cada parte seja inerente a outra, numa sequência uniforme e envolvente. Em basicamente todas as canções temos as inspiradas linhas de teclado de Les Smith, que conduzem o ritmo na maioria das vezes. As guitarras dos irmãos Cavanagh nos apresentam riffs menos pesados, mas não menos densos, transmitindo bastante profundidade e melancolia.
       Os vocais de Vincent Cavanagh e Lee Douglas soam muito bem, misturados, em várias camadas sobrepostas, criando uma atmosfera única para o disco. A cozinha é competente, dando todo o respaldo para os delírios progressivos do restante da banda.
       Tentando analisar indivdualmente, destacaria como pontos altos 'Angels Walk Among Us', 'A Simple Mistake', 'Thin Air' e 'Get Off, Get Out'. Mas reintero: todas as canções são muito bem construídas e também conectadas, fazendo com que seja realmente um disco ótima música, não interessando se seja conceitual ou não graças a essas conxeões entre as canções.
        Todo o trabalho técnico tambem é de alto nível. Mixagem e produção cristalinas, que garantiram todo um ar especial, dando bastante destaque à veia melancólica proposta pela trupe dos Cavanagh.
        Não é brilhante, revolucionário ou impecável. Mas com certeza deve agradar quem acompanha a banda e curte essa vibe que eles criaram nos últimos anos. Sendo Doom, Gothic, Progressivo ou seja lá o que for, não importa, antes de ser isso ou aquilo, boa música é boa música. E boa música é uma coisa que decididamente essas lendas britânicas sabem fazer muito bem.

O Anathema é:

Vincent Cavanagh – Vocais e Guitarra
Daniel Cavanagh – Guitarra
James Cavanagh – Baixo
John Douglas – Bateria
Les Smith – Teclados
Lee Douglas – Vocais

Track List:

  1. Thin Air (6:00)
  2. Summer Night Horizon (4:13)
  3. Dreaming Light (5:47)
  4. Everything (5:06)
  5. Angels Walk Among Us (5:17)
  6. Presence (2:58)
  7. A Simple Mistake (8:14)
  8. Get Off, Get Out (5:01)
  9. Universal (7:19)
  10. Hindsight (8:11)







Nenhum comentário:

Postar um comentário