sábado, 4 de dezembro de 2010

Halford - Made of Metal

      Rob Halford não ostenta o título de Metal God a toa. Sua trajetória dentro do heavy metal é repleta de altos de baixos, mas os seus momentos de maior brilho sempre renderam trabalhos seminais dentro da cena, que acabaram por influenciar gerações e gerações de músicos ao longo dessas 4 décadas de estrada.
      Há praticamente um ano atrás ele lançava o estranhíssimo “Winter Songs”, de músicas natalinas em versão metal. Decididamente o disco não agradou os fãs muito menos a crítica especializada. Bem, provavelmente ele estava guardando o melhor para este ano de 2010, no qual ele lança pelo seu própio selo, o Metal God Records, este espetacular “Made of Metal”. Contando com um time de muito peso e respeito, Halford nos dá um disco que é o mais puro heavy metal, repleto de força e intensidade, e que dá banho de vitalidade em dezenas de bandas de garotos que andam na crista da onda do mundo metálico.
      Os trabalhos já começam com uma porrada, 'Undisputed' tem riff's cavalgantes, poderosos, bateria afiada e toda a potência da voz de Rob, que decididamente se mantém no auge da forma. Mais uma pedrada vem depois, a acelerada e atordoante 'Fire and Ice'; um tiro curto que é um verdadeiro tapa na orelha com toda a força, um metalzão que remete ao clássico do Judas Priest “Painkiller” (1990) e é um dos maiores detaques do disco.
     A música de trabalho, 'Made of Metal', tem alguns sons eletrônicos discretos espalhados por eu andamento, mas que não tiram a força e a potência da música, que conta com um refrão ótimo, fácil de cantar junto e que dá mostras da versatilidade de Halford. Ao vivo a música soa bem mais pesada, sem ter as firulas eletrônicas, e fica muito boa para agitar com o público. A sequência de petardos continua fervendo com 'Speed of Sound', uma faixa que soa como se fosse da época do Britsh Steel, no melhor estilo oitentista, mas que ao mesmo tempo exala modernidade. 'Like There's no Tomorrow' é uma música muito bacana, que une cadência com peso, com um excelente refrão, super moderna e dinâmica (e que conta com um belo vídeo promocional, simples mais muito bem feito, de imagens da recente turnê do disco).
     A interessante 'Till the Day I Die' tem um certo quê de Rock clássico, uma levada meio hard rock setentista, ainda mais com a interpretação de Halford, que mistura tons altos com mais baixos perfeitamente; um outro destaque altamente positivo da bolacha. Já 'We Own the Night' tem uma pegada mais calma, com feeling e uma letra muito bacana, que dá um tom bem especial para ela, e sem contar com mais uma pérola de interpretação deste senhor britânico.
    'Heartless' pessoalmente me lembra o disco “Crucible” (2002), pois tem aquele mesmo ar mais experimental, com algumas levadas diferentes do habitual; e esse possível experimentalismo tem um muito bom resultado, fazendo-a soar dinâmica, envolvente e criativa. E a atmosfera clássica retorna com 'Hell Razor', que tem riff's maravilhosos, momentos intensos e pesados e vocais rasgados primorosos. Temos mais uma pedrada com 'Thunder and Lightning', um heavy metal da mais alta qualidade, com groove, instrumental perfeito e um ótimo bom gosto, elegante e com bons momentos virtuosos.
     É um tipo de balada a bela 'Tweenty-five Years', que tem bastante feeling, bom instrumental e com Rob cantando demais. A seguir vem a pesadíssima 'Matador' e a cadenciada 'I Know we Stad a Chance' que conduzem o ouvinte para o desfecho com absurdamente pesada e atordoante 'The Mower', que mostra Rob usando sua capacidade vocal ao extremo, com agudos incríveis e uma gana para o metal que dá show e exemplo para todos os qu são mantes desta nobre arte chamada heavy metal. Um final realmente apoteótico.
     “Made of Metal” é um dos grandes discos de 2010, de alguém que é fiel ao que sempre fez de melhor, que abdicou totalmente das invecionices absurdas do passado e que presenteia todos os headbangers com o que demlhor o heavy metal pode nos dar. Um discaço que merece ser adquirido!

A banda Halford é:

Rob Halford – Vocais
Roy Z – Guitarra
Metal Mike Chlasciak - Guitarra
Mike Davis – Baixo
Bobby Jarzombek – Bateria


Track List:

  1. Undisputed (5:16)
  2. Fire and Ice (2:52)
  3. Made of Metal (4:01)
  4. Speed of Sound (4:31)
  5. Like There's No Tomorrow (4:20)
  6. Till the day I Die (3:50)
  7. We Own the Night (3:54)
  8. Hearless (3:58)
  9. Hell razor (3:44)
  10. Thunder and Lightning (5:27)
  11. Tweenty-five Years (7:00)
  12. Matador (5:39)
  13. I Know We Stand A Chance (3:51)
  14. The Mower (4:40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário