quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desolate Ways - ... Last Moons

       Tenho sempre muito prazer em falar sobre o trabalho de conterrâneos meus. Desta vez trata-se do Desolate Ways, banda de Gothic Metal oriunda da cidade de Osório, litoral aqui do Rio Grande do Sul. Eles estão na ativa desde 1998, e já tinham dois trabalhos lançados, “Eternal Dreams” (2003) e “Tearfull” (2007). E o seu trabalho mais recente é este “...Last Moons”, lançado em 2009 e que agora vem colhendo bons frutos de um trabalho árduo e dedicado.
        Nos trabalhos anteriores era muito intensa e evidente a influência do Paradise Lost, especialmente do disco “Drconian Times” (1995, maior clássico da bada inglesa). Não que isso fosse ruim, já que são dois ótimos discos, mas acabava faltando personalidade e alguma coisa que definisse eles como uma banda criativa e que consegue andar com os próprios pés. E em “...Last Moons”, eles conseguem isso.
        A bolacha já começa bem, com a soturna e melancólica 'Senseless'. As guitarras soltam riffs pesados, densos e arrastados, no melhor estilo Doom Metal. O baixo é marcante e a bateria impactante. A constante presença de vocalizações como pano de fundo ampliam ainda mais o clima sombrio da canção. O vocal agoniado de Max Lima se encaixa como uma luva, fechando completamente com o todo. Abertura em alto estilo.
       A segunda faixa, também single de divulgação, se chama 'Regret'. É uma música mais simples e mais aberta, assim digamos, mas ainda com o clima sombrio e triste. Tem ótimos riffs e um vocal realmente inspirado. Bom single. Em seguida vem uma com forte característica de música sacra, 'Immaculate'. Um coral grandioso abre passagem, para uma canção de peso paquidérmico e imposição monolítica. Os riffs de Elizeu Hainzenrede são carregados de sentimentos e intensidade, transformando a faixa numa pérola de muita beleza.
       Então temos a faixa que dá título à obra. Bastante cadenciada e bela, que vai ganhando peso aos poucos, com uma ótima interpretação de Max e com mais riffs interessantes e repletos de personalidade. O refrão não pode ser chamado de fácil, mas é marcante. Chegamoas na metade da audição com 'Your Hope Dies', que pelo título já dá a entender o que está por vir. Temos mais belos corais, que elevam o som a um clima realmente obscuro e pertubador. A cozinha faz uma base muito concreta e sólida, paras a guitarras se aventurarem livremente em riffs pesados e muito densos, ajudando a construir mais um petardo.
          'Frozen Leaves' é rápida e reta, com ótimo refrão, riffs mais simples porém eficientes, um belo solo, bateria precisa e uma melancolia que parece um pouco com os últimos trabalhos do Sentenced. Outra bela peça. 'End of Day' é mais um Doom pesadão e arrastado, mas sem ser chato ou com delongas desnecessárias. Esbanja feeling e exala escuridão. Acima da média.
         Entramos na parte derradeira do disco com 'No Turning Back'. Dinâmica, pesada e com os vocais muito bem construídos, deixando-a fluente e empolgante. 'Empty' tem bons riffs, bateria mais destacada e linhas de baixo muito boas. O vocal de Max é mais rasgado e intenso, denotando boa capacidade de deixar a interpretação mais pesada e visceral.
         O final é simplesmente soberbo. 'Winter' tem um feeling tocante, pura tristeza transformada em música. É quase uma semi-balada, não tão lenta nem rápida, mas num tom perfeito. A belíssima participação de Josie, vocalista da banda também gaúcha A Sorrowfull Dream, deixa canção ainda mais incrível, exalando uma atmosfera sombria e melancólica de tocar o coração. Um encerramento mais que digno e maravilhoso!
          Uma grande banda, guerreira e com paixão pelo que faz. Batalhou muito para nos presentear com um álbum grandioso. Merecem muito sucesso e uma posição de destaque no cenário não só nacional mas como também internacional. Um ítem que não fará nada feio na coleção de nínguem. E o preço é uma barbada, 20 reais no site da Hellion Records. Imperdível!

O Desolate Ways é:

Max Lima - Voz e guitarra
Elizeu Hainzenrede - Guitarra
Rodrigo Fernandes - Baixo
Igo Menegaz - Bateria

Track List:

01. Senseless (4:02)
02. Regret (3:53)
03. Immaculate (4:20)
04. Last Moons (5:15)
05. Your Hope Dies (5:42)
06. Frozen Leaves (3:38)
07. End Of Day (5:44)
08. No Turning Back (4:33)
09. Empty (3:46)
10. Winter (6:25)


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário