quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Opeth - The Devil's Orchard (single)

    Já faz alguns dias que uma nova composição do Opeth anda circulando por aí, seja tocando em programas de rádio mundo a fora ou pela internet, gerando inúmeras discussões em fóruns e comunidades virtuais. Mikael Akerfeldt já havia dado pistas do que viria no novo disco da banda, "Heritage", a ser lançado em setembro, em algumas entrevistas que concedeu nos últimos meses. Segundo ele esse seria um disco diferente, sem elementos de Death Metal, mais calcado no progressivo setentista e bastante experimental. E de fato, tudo isso fica muito claro ao ouvir esta peça intitulada 'The Devil's Orchard'
    O começo da canção lembra um pouco Dream Theater, soando de uma forma absolutamente progressiva. Ela segue e ganha contornos levementes psicodélicos, com as linhas de teclado propiciando essa sensação, assim como riffs distorcidos e as batidas da bateria soando secas e num ritmo hipnótico. Ao mesmo tempo que existe essa faceta psicodélica, a canção é absolutamente sombria, sendo essa uma das marcas registradas da banda. O refrão, onde se repete várias vezes a frase "God is dead..." mostra que Mikael agora está completamente a vontade com os vocais limpos, aprimorando sua técnica e dando mais provas de que é um grande cantor. 
      Pessoalmente gostei muito da faixa, que foi um aperitivo animador para o novo trabalho. No disco não terão guturias, talvez por Mikael estar com a voz um pouco defasada por tantos anos de intensos rugidos, mas seja qual for o motivo, não será problema nenhum. O Opeth é um gigante por ter músicos de talento ímpar, que criaram um som único e inovador, e que agora se reinventam, acertando no alvo se for mantida a qualidade e criatividade mostradas nesse promissor single. 


"Heritage" será lançado na Europa em 16 de setembro, e contará com o seguinte track-list:

1. Heritage 
2. The Devil's Orchard  
3. I Feel the Dark 
4. Slither  
5. Nepenthe 
6. Häxprocess  
7. Famine 
8. The Lines in My Hand  
9. Folklore
10. Marrow of the Earth




Nenhum comentário:

Postar um comentário