sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vanir - Saermners Kod

      Este post não é bem uma resenha. O que eu quero mesmo é divulgar essa banda sensacional chamada Vanir que conheci alguns dias atrás (mais uma veze ficam os agradecimentos ao mestre @PikachuSama, o mago em descobrir bandas incríveis de todos os cantos do mundo). Os caras são da Dinamarca, e fazem um Viking/Folk metal maravilhoso, de uma forma tão original e criativa como eu nunca tinha ouvido antes.
    Temos aqui flautas, tambores nórdicos, acordeões, vocais guturais e rasgados, bebedeiras e comilanças desregradas, uma verdadeira festa ao orgulho pagão (nota-se já pela capa!). A mágica fica ainda mais evidente e encantadora por tudo ser cantando em dinamarquês, de uma forma intensa e visceral, mas podendo-se destacar as palavras, e por não entender absolutamente nada do que quer dizera fica ainda mais fascinante.
     Abaixo vai uma apresentação mais detalhada sobre a banda, que peguei lá no blog do Pikachu, o Discipline of Steel:

“Um pouco sobre a lenda dos Vanir: É o nome do que é geralmente reconhecido como um dos dois panteões dos deuses na Mitologia nórdica, sendo que o outro é conhecido como os Æsir. Os Vanir lutaram com os Æsir na Guerra dos Deuses.

São deuses da fertilidade e da prosperidade, enquanto os Æsir eram deuses da guerra. Os Vanir possuíam um conhecimento profundo das artes mágicas, de modo que sabiam também sobre o futuro. A lenda conta que Freya ensinou a mágica aos Æsir. Praticavam também a endogamia e mesmo o incesto, ambos proibidos entre o Æsir; como um exemplo, Frey e Freya eram filhos de Njord e de sua irmã Nerto. Os Vanir viviam em Vanaheim, chamado também de Vanaland; eles ainda tem raízes mais antigas em lendas nórdicas, dizem que os Elfos são na verdade Vanir. É uma explicação longa, por isso, fico por aqui.

Muita bebidas, danças, gritos de guerra e um amor incrível em narrar as lendas do povo nórdico. Super recomendo! Essa banda é impressionante!”


Então é isso aí, a banda é sensacional e eu recomendo demais, foi uma das que mais me chamou a atenção nos últimos tempos. Acho que o disco não se encontra no mercado brasileiro, mas de qualquer forma estou seriamente tentado a dar um jeito de comprar pela internet, porque seria um acréscimo espetacular na coleção de quem, assim como eu, ama do fundo do coração a cultura nórdica, refletida na força e vitalidade do metal.

Mas em todo caso, baixe o disco AQUI e não se arrependa! :D

O Vanir é: 

Andreas Bigom – Vocais e teclado
Mike Pedersen – Vocais adicionais
Sara Oddershede – Gaita de foles e flautas
Phillip Kaaber – Guitara
Lars Bundvad – Baixo
Martin Håkan – Bateria e percussões
Sabrina Glud – Violino


Track List:
  1. Af Braget Æt   (01:39)
  2. Gildet   (03:58)
  3. Elverkongens Brud (02:45)
  4. Særimners Kød (05:06)
  5. Rejsen Til Udgårdsloke (03:13)
  6. Suttungs Mjød (02:58)
  7. Lokes Listighed (03:25)
  8. Niddings Dom (01:17)
  9. Holmgang (04:13)
  10. Togtet (03:06)
  11. Langt Over Havet (04:13)





Nenhum comentário:

Postar um comentário