Este post não é bem uma resenha. O que eu quero mesmo é divulgar essa banda sensacional chamada Vanir que conheci alguns dias atrás (mais uma veze ficam os agradecimentos ao mestre @PikachuSama, o mago em descobrir bandas incríveis de todos os cantos do mundo). Os caras são da Dinamarca, e fazem um Viking/Folk metal maravilhoso, de uma forma tão original e criativa como eu nunca tinha ouvido antes.
Temos aqui flautas, tambores nórdicos, acordeões, vocais guturais e rasgados, bebedeiras e comilanças desregradas, uma verdadeira festa ao orgulho pagão (nota-se já pela capa!). A mágica fica ainda mais evidente e encantadora por tudo ser cantando em dinamarquês, de uma forma intensa e visceral, mas podendo-se destacar as palavras, e por não entender absolutamente nada do que quer dizera fica ainda mais fascinante.
Abaixo vai uma apresentação mais detalhada sobre a banda, que peguei lá no blog do Pikachu, o Discipline of Steel:
“Um pouco sobre a lenda dos Vanir: É o nome do que é geralmente reconhecido como um dos dois panteões dos deuses na Mitologia nórdica, sendo que o outro é conhecido como os Æsir. Os Vanir lutaram com os Æsir na Guerra dos Deuses.
São deuses da fertilidade e da prosperidade, enquanto os Æsir eram deuses da guerra. Os Vanir possuíam um conhecimento profundo das artes mágicas, de modo que sabiam também sobre o futuro. A lenda conta que Freya ensinou a mágica aos Æsir. Praticavam também a endogamia e mesmo o incesto, ambos proibidos entre o Æsir; como um exemplo, Frey e Freya eram filhos de Njord e de sua irmã Nerto. Os Vanir viviam em Vanaheim, chamado também de Vanaland; eles ainda tem raízes mais antigas em lendas nórdicas, dizem que os Elfos são na verdade Vanir. É uma explicação longa, por isso, fico por aqui.
Muita bebidas, danças, gritos de guerra e um amor incrível em narrar as lendas do povo nórdico. Super recomendo! Essa banda é impressionante!”
Então é isso aí, a banda é sensacional e eu recomendo demais, foi uma das que mais me chamou a atenção nos últimos tempos. Acho que o disco não se encontra no mercado brasileiro, mas de qualquer forma estou seriamente tentado a dar um jeito de comprar pela internet, porque seria um acréscimo espetacular na coleção de quem, assim como eu, ama do fundo do coração a cultura nórdica, refletida na força e vitalidade do metal.
Mas em todo caso, baixe o disco AQUI e não se arrependa! :D
O Vanir é:
Andreas Bigom – Vocais e teclado
Mike Pedersen – Vocais adicionais
Sara Oddershede – Gaita de foles e flautas
Phillip Kaaber – Guitara
Lars Bundvad – Baixo
Martin Håkan – Bateria e percussões
Sabrina Glud – Violino
Track List:
- Af Braget Æt (01:39)
- Gildet (03:58)
- Elverkongens Brud (02:45)
- Særimners Kød (05:06)
- Rejsen Til Udgårdsloke (03:13)
- Suttungs Mjød (02:58)
- Lokes Listighed (03:25)
- Niddings Dom (01:17)
- Holmgang (04:13)
- Togtet (03:06)
- Langt Over Havet (04:13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário